A suma sarcedotisa - O Poder da intuição


A Suma Sacerdotisa representa a dualidade e o equilíbrio do número 2.
Associada ao signo de Câncer, o segundo Arcano Maior nos remete às ideias de sabedoria, intuição e inquietação. Tudo isso apresentado pelo o arquétipo de uma mulher jovem e independente. A Suma Sacerdotisa possui uma força espiritual extraordinária, com poder de ligar o universo etéreo ao material (representado pelas duas torres ao fundo, na maioria das ilustrações de Tarô).

A Suma Sacerdotisa tem um elevado autoconhecimento, tem total domínio sobre suas forças e fraquezas, sabendo lidar com ameaças e acima de tudo, sabendo aproveitar as oportunidades. 

Também chamada de A Papisa, acredita-se que a figura da Suma Sacerdotisa conta a intrigante história da Papisa Joana, que, segundo a lenda, foi a única mulher a sentar no Trono de São Pedro, em meados do século IX, mas foi apagada da História depois que descobriram que ela era mulher.  Muitos ainda esperam que haja outra Papisa Joana para iniciar uma nova era com predomínio dos atributos culturalmente associados a feminilidade.

Tradicionalmente, no Tarô, a carta da Suma Sacerdotisa orienta ao consulente uma decisão que demande  discernimento e sensatez ou a presença de alguém (não necessariamente do sexo feminino) que se disponha a contribuir com sua cultura, criatividade e valores espirituais. Na área sentimental,  indica a presença de alguém carinhoso, fiel e romântico. Seu aspecto de LUZ indica vitória e grandes realizações, enquanto seu aspecto de SOMBRA destaca os medos que travam o caminho e que abalam a possibilidade de ver a situação com clareza.

Em uma abordagem Terapêutica,  esse arcano permite trabalhar os fatores de entre espiritualidade e intuição, sempre associado a um arcano menor que permita ao consulente  explorar seu inconsciente. Se associado a uma carta do naipe de paus, geralmente questiona-se como a intuição age no ímpeto e na auto segurança. Se associado a uma carta do naipe de espadas, há uma oportunidade de propor ao consulente uma visão dos valores atribuídos a Sacerdotisa em um plano mental e como pode ser interessante assumir o arquétipo da Sacerdotisa em situações que demandem planejamento para agir. Já, se associado ao naipe de copas, busca construir o protagonismo da Sacerdotisa no plano emocional, sobretudo ao autocontrole. E, se associado ao naipe de Pentáculos, trabalha-se o domínio dos riscos que envolvem gerência do seu patrimônio e investimentos.

Para consultas, eventos ou para uma sessão de Tarô Terapêutico, ligue agora: (85) 9 9749-1854

Comentários